‘Desenrola da Educação’: começa hoje renegociação de dívidas do Fies

1,2 milhão de beneficiados, veja como participar Estudantes têm até 100% de desconto em juros e multas.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil iniciaram a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para mais de 1,2 milhão de beneficiários.

Os devedores em atraso podem receber descontos de até 100% em juros e multas, e ao liquidar o contrato integralmente, o desconto chega a 99% do valor consolidado da dívida. A lei que autorizou essa renegociação foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de aliviar a situação financeira dos estudantes.

As condições de amortização são mais favoráveis para estudantes com contratos celebrados até o final de 2017 e dívidas vencidas até 30 de junho de 2023, incluindo descontos significativos para pagamento à vista ou parcelamento.

Além disso, o governo está avaliando mudanças no programa Fies para torná-lo mais acessível e socialmente orientado.

Segundo o MEC, a medida visa contornar o quadro de elevada contribuição pelas mantenedoras ao Fundo Garantidor, o que onera as mantenedoras e prejudica sua capacidade de oferta de vagas ao Fies.

Mudanças no Fies

Camilo Santana reafirmou ainda que o governo estuda mudanças no programa. Segundo ele, o Fies “se burocratizou demais” e precisa deixar de ser um programa econômico, para ser um programa social.

“É uma coisa que nós estamos reavaliando para o novo Fies, é saber quem é que não paga porque não quer e quem é que não paga porque não tem dinheiro, não tem condições de pagar. Então fazer essa diferenciação para que a gente possa melhorar o controle do programa, que consideramos importante para dar acesso àqueles que querem fazer uma universidade, um curso superior”, disse.

Hillbank

Contato

Início

Maquininha

Benefícios

Taxas

Portal Hill

Blog

Whatsapp: (11) 5194-2194

CNPJ: 46.328.197/0001-93